segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Uma madrugada...


São 00:26...

Já é tarde, estou sem sono e sem vontade tentar dormir...
Sabe aquela noite que a mente não quer parar de refletir? ...o próprio silêncio te induz a pensar. eu... estava pensando em um rosto...

- "...como posso ter a vida eterna?"
- "Você conhece os mandamentos..."
- "... Senhor, desde pequeno tenho obedecido a todos os mandamentos..."

Em Marcos 10:21 diz que Jesus olhou para aquele jovem que dizia obedecer todos os mandamentos, e o amou.
(...neste rosto que eu estava pensando...)

O que iria ser dito agora estava além do que aquele jovem poderia imaginar.
- "Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres... Depois venha e me siga."
Eu posso imaginar um rosto se despedindo da esperança que havia em seu coração; esperança de ouvir Jesus dizer a ele algo que não exigisse tanto.

Eu posso imaginar um rosto expressando um amor que aquele moço jamais tinha visto, mesmo aquele coração desejando mais as riquezas desta terra do que o próprio criador de todas as coisas. Um rosto que fitava aquele jovem que demonstrava estar cheio de vontade, mas... estava tão distante. Seu coração se apegava as leis, mas não se apegava em Quem as criou.
Fico pensando que talvez Jesus tivesse dito em seu olhar cheio de compaixão por aquele jovem: Eu te amo tanto! Gostaria que fosse verdade que você se importa mais em fazer a minha vontade e me seguir do que qualquer outra coisa.

Não foi uma despedida feliz. O coração daquele jovem estava cheio de coisas sem valor, e Jesus desejava limpa-lo e transformar aquela vida de leis para uma vida cheia de amor que seguisse Seus passos para a vida eterna. Mas... o jovem precisava fazer uma escolha.

Quem sabe, um dia, ele acordaria no meio da noite, abriria os olhos com força, sentaria depressa em sua cama e olharia para o chão ainda tampado pela escuridão da madrugada, e no meio daquele silêncio se levantasse rapidamente e talvez seguraria no portal que dividia seu quarto para outro cômodo e... "vende tudo que tens..." repetiria sozinho em voz baixinha e pasma..."dê aos pobres...", olhando para os moveis que conseguia ver pela luz forte da lua... quem sabe um dia ele se lembraria do que Jesus estava lhe dizendo naquele encontro; o primeiro mandamento: Amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas. Acima de suas propriedades, seus bens, acima de si mesmo.
Quem sabe ele se lembraria e entenderia que aquele olhar cheio de amor estava dizendo "venha e me siga, é por você que estou aqui neste mundo".

Quem sabe este jovem clamaria no meio da noite, com uma voz que ecoaria pelas suas grandes propriedades, pelo Deus que ele havia deixado tão longe mesmo estando um dia ao seu lado, de joelhos.


Quem sabe...

Quem sabe este jovem seja eu...

A quem estou amando mais? ...

"Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e maravilhosas que você não conhece" (Jeremias 33:3)

Um comentário:

  1. Oiê..Esses dias li um pequeno livro, "O que de fato vale a pena" de Thomas Lieth, umas 40 pgs. que falava sobre esta passagem do jovem rico. Me levou a pensar também se eu não tenho sido este jovem, talvez colocando em 1º lugar em minha vida pessoas, ou coisas.. objetos e deixando Deus em 2º plano. O autor cita em seu livro este versículo: "Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”-Mateus 6: 33.
    rs, legal escrever de madrugada.. Realmente os pensamentos fluem!
    Abç.. =)

    ResponderExcluir